terça-feira, 21 de setembro de 2010

18 dicas para decorar um espaço pequeno

0

O espaço é precioso e para além da necessidade de aproveitar cada precioso centímetro, não queremos que essa limitação prejudique o ambiente e a sua decoração. Felizmente, existem várias dicas para decorar um espaço pequeno, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade, para satisfazer todas as vontades.

  1. Elimine todos os objectos que não combinem com a divisão e decoração pretendida e/ou que não tenham qualquer utilidade – não há espaço para acolher coisas pouco essenciais. O que escolher manter deve ter um lugar certo, porque ao manter tudo organizado e no sítio, o espaço vai automaticamente parecer mais amplo e arejado.
  2. A escolha da palete de cores deve recair sobre tons mais suaves e claros que aumentam, de forma natural, um espaço reduzido. Preferencialmente, opte por uma decoração monocromática, ou seja, escolha uma só cor e utilize-a em tons de intensidade variada. A pintura de paredes e tectos de um só tom amplia visualmente a divisão e, se a tinta tiver um acabamento com brilho, tanto melhor, porque ao reflectir mais luz, engrandece o espaço. Se a mobília for escolhida em tons idênticos aos das paredes, o espaço tornar-se-á mais harmonioso e amplo – as cores contrastantes fazem o contrário, ou seja, “cortam” o espaço, encurtando-o. Reserve as cores fortes para os têxteis e outros pequenos apontamentos.
  3. A luz natural é o melhor amigo de um espaço pequeno, inundando-o com um efeito surpreendente que parece aumentar o recanto mais minúsculo. Se não interferir com a sua privacidade, evite pendurar cortinas; se fizer questão de vestir as janelas escolha um simples estore de rolo ou cortinado leve e semitransparente, sempre em tons claros. Se existirem paredes com funções puramente decorativas, ganhará ao eliminar ou recortá-las para deixar entrar mais luminosidade. O mesmo aplica-se a portas que não são utilizadas… mais vale retirá-las para ganhar espaço. Em alternativa, escolha portas de correr. Se a luz natural não for muito abundante, invista na iluminação artificial com focos de tecto, candeeiros de pé e de mesa.
  4. Juntamente com a luz natural, os espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço crescer a olhos vistos: pendurado ou pousado no chão, um espelho XL é um dos elementos que não pode faltar nas divisões mais pequenas da casa.
  5. Evite dispor mobiliário junto às portas das divisões e nas áreas de passagem – para além de não ser prático, vai apertar ainda mais um espaço já por si pequeno. Aposte em mobília “curta” – ottomans, poufs, cadeiras sem braços, mesas baixas – para não roubar centímetros preciosos e “abrir” mais o ambiente. Em termos de objectos decorativos, principalmente os que são mais altos, deve colocá-los, de preferência, junto às paredes em vez de no espaço aberto.
  6. Ainda em termos de mobiliário opte por peças grandes, em menor quantidade; do que muitas peças pequenas. A quantidade vai dar um aspecto desarrumado ao espaço, ao contrário de meia dúzia de elementos de grande porte que vão emprestar um ambiente calmo e estruturado ao espaço. Os móveis com bases abertas são indicadas para ambientes mais apertados porque deixam o espaço “respirar”. Se vai ter mobília estofada, prefira padrões lisos em tons neutros, optando antes por variar em termos de texturas, que podem conferir um interesse acrescido à divisão.
  7. Um chão visível fará qualquer divisão parecer maior ao contrário de um coberto por tapetes. Se não abdica de um bom tapete, opte por colocá-lo apenas numa parte do espaço, deixando sempre algum chão à vista.
  8. Em vez de ter uma mesa de centro na sala, opte por uma consola comprida e estreita para exibir por de trás do sofá ou então uma mesa de apoio (os conjuntos de duas ou três que encaixam umas debaixo das outras são perfeitas para espaços reduzidos), estacionada ao lado do sofá e que pode ser colocado no centro sempre que necessário. Opte por um sofá seccionado que dá um ar mais fluído e menos fechado à sala; e se este tiver pés, ganhará espaço debaixo do mesmo para guardar, em cestos, revistas, livros, mantas e jogos de tabuleiro.
  9. As televisões estão presentes em todos os cantos da casa e podem ser verdadeiros “intrusos” em espaços diminutos. A solução? Um suporte específico para televisões que podem ser afixadas às paredes ou então modelos como os LCD que são perfeitos para pendurar.
  10. Num quarto para crianças com dimensões reduzidas, continua a ser fácil decorar com diversão: opte por beliches ou então as camas 2-em-1, onde uma delas está camuflada como uma espécie de gaveta encaixada sob a cama de cima, podendo ser aberta de noite e ocultada de dia. Ainda no que toca ao espaço da pequenada, recorra aos arrumadores de parede não só para decorar, mas também para organizar.
  11. Mesmo as casas mais pequenas têm corredores e, embora sejam espaços de passagem, podem ser decorados elegante e eficientemente: é o local ideal para colocar armários estreitos (ganhando espaço de arrumação diverso) ou então para exibir a sua biblioteca. Se preferir deixá-lo vazio, pintar as suas paredes com riscos horizontais irá alongar o corredor.
  12. Os materiais transparentes alongam qualquer zona porque acabam por reflectir a luz e o próprio espaço: pode ser uma mesa com tampo de vidro ou de acrílico, portas e armários com vidro, cadeiras em acrílico transparente, uma porta de duche ou um biombo.
  13. Numa cozinha com poucos metros quadrados, escolha uma mesa que possa ser afixada à parede e aberta exclusivamente à hora das refeições; bancos altos ou empilháveis; uma barra de aço inox afixada sobre a bancada para organizar todo o tipo de utensílios – uma decoração minuciosa para poder cozinhar e saborear com muito estilo.
  14. Embora quase sempre pequenas, as casas de banho podem ser habilmente decoradas, basta aproveitar as suas paredes para instalar prateleiras bonitas e funcionais, fotografias emolduradas, espelhos vistosos, um porta-rolos vertical para papel higiénico, um banco com arrumação interior ou que sirva para colocar a roupa suja.
  15. Em espaços pequenos não há nada como apostar em mobília multifuncional para decorar com estilo e praticabilidade: camas com arrumação sob o colchão; sofás-cama; mesas de centro, bancos, ottomans ou poufs que abrem para revelar espaço de arrumação extra.
  16. A arte de embutir – desde electrodomésticos, a prateleiras, estantes ou armários – cria um efeito visual interessante e organizado, sem roubar espaço extra… muitas vezes acaba mesmo por o libertar.
  17. Em quartos de dormir apertados, troque as tradicionais mesas-de-cabeceira por cubos ou prateleiras afixadas ao mesmo nível, para conseguir o mesmo efeito, com a vantagem de conseguir um look original e apelativo.
  18. Procure optimizar recantos que parecem demasiado pequenos para servirem algum propósito interessante: será que aquele nicho não é mais do que suficiente para montar um pequeno escritório ou esconderijo para leitura? O espaço debaixo de uma escada também podia acolher uma mesa e um banco com o telefone ou então uma prateleira embutida para mil e um objectos. O mesmo aplica-se aos espaços existentes nos patamares das escadas.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Decoração Hall de Entrada

0

O hall de entrada é consideramos por muitos como um espaço morto, com este artigo pretendemos apresentar algumas ideias para a decoração do hall de entrada.

O hall de entrada pode revelar-se funcional, prático e até atraente quando bem aproveitado e decorado.

Normalmente, o hall de entrada é o local onde deixamos alguns dos nossos bens assim que chegamos a casa, nomeadamente dos casacos, malas, chaves do carro, óculos, etc. Além disso, o hall de entrada costuma ser a primeira imagem da nossa casa, logo terá que ser uma imagem acolhedora a quem nos visita.

Deixamos agora algumas sugestões para decorar o hall de entrada:

hall entrada Decoração Hall de Entrada hall entrada decoracao Decoração Hall de Entrada

hall entrada decoracao 1 Decoração Hall de Entrada hall entrada decoracao 2 Decoração Hall de Entrada

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como decorar um banheiro com estilo!

3

 

Como decorar um banheiro com estilo!

Por norma, o banheiro (casa de banho) é o primeiro local da casa que visitamos logo de manhã e o último antes de nos deitarmos. É um espaço privado e reservado, onde tratamos de nós, mas também é um pequeno refúgio onde procuramos relaxar e alguns minutos de sossego no fim de um dia cansativo. Para que esta não se torne numa divisão esquecida, dedique-se e faça deste, um dos espaços mais intimistas e agradáveis da sua habitação.

As primeiras decisões

  • A casa de banho é, na maior parte das vezes, a divisão mais pequena da casa e, por isso mesmo, uma das mais descuradas. No entanto, se pensarmos bem, isso acaba por trazer algumas vantagens: torna-se o espaço mais fácil e menos dispendioso de decorar ou de redecorar.
  • Como em qualquer outro espaço de uma habitação, também o banheiro pode ter a sua própria temática: rústico, antigo, minimalista, infantil ou inspirado na praia, no campo ou na música, aqui, a imaginação não tem limites! Se optar por um tema central, pode tornar-se mais fácil escolher os restantes materiais, cores e acessórios.
  • A primeira opção prende-se com as paredes: vai pintar, colocar azulejo, mármore, pastilha ou papel de parede? Tenha em conta que as cores mais claras conferem maior amplitude a um espaço reduzido. Se, por outro lado, o banheiro for grande e quiser atribuir-lhe um ambiente mais aconchegante, a sua escolha deve recair nas cores mais escuras. No entanto, nada impede que possa pintar a sua casa de banho minúscula de preto ou colocar um papel de parede bordeaux… como diz o velho ditado: gostos não se discutem!
  • Para ajudar a decidir o cenário que quer criar pode ainda fazer o seguinte: escolha primeiro a cortina da banheira e decorar a partir daí – se for transparente vai “aumentar” o espaço e pode ser combinada com quase tudo; se for de uma cor sólida, pode escolher um papel de parede mais ousado (com texturas ou padrões diferentes) ou um azulejo numa cor complementar; se optar por uma cortina com padrão, escolha uma das cores presentes no modelo para aplicar no resto da divisão. Pode ir ainda mais longe – “vista” o varão da cortina ao forrá-lo com um tecido ou papel autocolante que combine com a restante decoração.
  • Quando dirigir os olhos para baixo, vai querer um chão confortável, que não manche e que possa ser limpo facilmente. Analise os prós e os contras dos diferentes materiais existentes no mercado. Mosaico, azulejo, tijoleira, pastilha e madeira são apenas algumas das muitas opções prontas para receber as suas pantufas!
  • Antes de tomar uma decisão final relativamente ao acabamento das suas paredes, certifique-se que o material escolhido é apropriado para a casa de banho, ou seja, resistente à água, humidades, perfumes e outros produtos do género.
  • Escolher lavatórios, banheiras, sanitas, torneiras, chuveiros, toalheiros, armários e puxadores de porta são outras decisões muito importantes. Para além de serem materiais sanitários caros, serão aqueles que, a longo prazo, terá maior dificuldade em substituir. Tendo em conta o estilo e/ou orçamento que escolheu para o seu banheiro visite as lojas da especialidade para conhecer a vasta gama de produtos que normalmente disponibilizam.

Acessórios que fazem a diferença!

  • Também as toalhas têm acompanhado as tendências da moda e do design de interior, apresentando-se numa panóplia de cores e padrões, prontas para revitalizar qualquer banheiro. Opte por toalhas que condizem com a cortina da banheira e/ou o tapete, para um efeito visual globalmente agradável. Se não quiser tornar este espaço num estendal, o melhor será evitar a mistura de muitas cores e padrões. As próprias toalhas (de cores condizentes) podem servir de objecto de decoração ao serem colocadas dentro de um cesto de vime. Este, por sua vez, pode ser colocado no chão, em cima do lavatório ou da sanita.
  • O tapete é um acessório essencial no banheiro para proteger os pés do chão frio depois de um banho bem quente. Mais uma vez, escolha cores que combinem com os restantes acessórios principais (paredes, cortina, toalhas, …) e, dependendo do espaço, ponha um junto da banheira e outro junto do lavatório. Para além de ser confortável, esta peça, numa cor atraente, empresta uma lufada de ar fresco a qualquer casa de banho.
  • Para além do armário que normalmente acompanha o lavatório, a maioria das casas de banho não têm capacidade para acolher mobiliário extra. Se este for o seu caso, já pensou em colocar um pequeno armário ou prateleira sobre a sanita para guardar toalhas? Se tiver a sorte de ser o proprietário de um banheiro espaçoso pode acrescentar um baú, uma cesta em verga ou caixas decorativas empilháveis, que dão sempre jeito no que toca a arrumações!
  • O trio maravilha de qualquer banheiro bem decorado é composto por velas, sabonetes e potpourri (flores secas aromatizadas), objectos de desejo e ainda por cima extremamente económicos! Estrategicamente colocadas (no canto da banheira, no chão ou mesmo no lavatório), as velas grandes, pequenas, redondas, quadradas, acesas ou apagadas e de todas as cores e mais algumas, ficam sempre bem. Certifique-se apenas que não estejam muito próximas de objectos inflamáveis (cortinas, toalhas, flores artificiais, tomadas eléctricas, perfumes...). Para além do seu papel puramente funcional, hoje os sabonetes ganharam novas e surpreendentes formas e foram elevados também eles ao estatuto de peça decorativa. Por fim, basta juntar uma jarra em vidro repleta de potpourri e cujas cores também pode escolher com base na sua palete. Como o espaço em questão é, por norma, relativamente pequeno, escolha aromas leves e agradáveis com notas de citrino, da natureza ou do mar. As fragrâncias mais quentes são apropriadas para os meses do Outono e do Inverno, podendo ser trocadas na Primavera e no Verão por fragrâncias mais frescas.
  • Muito mais do que peças funcionais, hoje os conjuntos de banheiro (copo, saboneteira, piaçabba, caixote do lixo…) são objectos de puro design. Disponíveis nos mais diversos tamanhos, estilos e cores, basta procurar um pouco para descobrir qual o mais perfeito para a sua casa de banho.
  • Dê vida às paredes do banheiro da mesma forma que o faria noutra qualquer divisão! Pendure quadros ou molduras, mas sem investir muito dinheiro uma vez que estes estarão em constante contacto com a humidade e outras substâncias normalmentes utilizadas na casa de banho. Outra peça chave para estas paredes são os espelhos – gigantes, minúsculos, redondos, quadrados, com ou sem moldura – não podem faltar! Até porque são outro truque para fazer o banheiro parecer maior!
  • Não há nada como muita luz natural na casa de banho. Se for um desses sortudos, pode dar-se ao luxo de pendurar umas cortinas leves ou um estore prático. Se não, tenha especial cuidado no que toca à iluminação artificial: a zona do lavatório requer uma luz mais forte ao contrário da zona da banheira. Para um detalhe com classe, coloque um pequeno candeeiro no banheiro (tenha apenas cuidado com o fio eléctrico e respectiva tomada).

Viva o luxo!

  • Para um efeito spa dentro da sua própria casa (e se as suas finanças permitirem!) não há nada como um banheira ou chuveiro de hidromassagem. Se quiser ir ainda mais longe, o jacuzzi será a jóia na coroa das casas de banho mais luxuosas.
  • Um banheiro com zonas independentes é o expoente máximo da privacidade e do conforto – uma mais recôndita para a sanita, um chuveiro walk-in (sem portas), um espaço elevado para a banheira ou jacuzzi e dois lavatórios, que nunca são demais!
  • Acessórios para descansar – um banco, um cadeirão ou um pouf dão um toque de conforto inagualável a qualquer banheiro. E não se esqueça de colocar um porta-revistas ou um cesto com livros aos seus pés.
  • O chão e os toalheiros aquecidos completam uma casa de banho digna de um hotel de cinco estrelas!

sábado, 28 de agosto de 2010

Berço moderno acompanha seu filho

0

Estiloso, móvel não tem pontas perigosas e possui laterais de acrílico, que permitem enxergar o bebê enquanto ele dorme.

Sustentabilidade, economia e design. As três características estão presentes no berço Cot, da marca australiana ubabub. O móvel acompanha o crescimento da criança e, por isso, não precisa ser substituído tão cedo, o que evita gastos para comprar uma cama maior e também impede a peça de ser descartada, gerando lixo. Com formato arrendondado, ele possui duas chapas de acrílico nas laterais. Assim, dá para ficar de olho no bebê enquanto ele dorme. Quando a criança ficar um pouquinho maior, basta mudar a posição das peças para ganhar uma cama nova e adaptada à nova fase.

image

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como decorar com branco

0
image
Diz-se que o branco é o novo preto e a verdade é que a cor mais pura e simples da roda das cores tem tido um protagonismo inigualável na decoração de interiores ao longo dos últimos anos. A solo ou misturado com outros tons, inspire-se e decore com branco.

Branco total

image

Para quem quiser arriscar com o branco total, eis a prova de que resulta! De inspiração nórdica – países onde o branco é uma característica inata na decoração das casas – apostar numa decoração 100% branca é apostar num ambiente puro, onde reina a paz. Para além disso, o branco tem um efeito ótico fantástico, uma vez que aumenta visualmente qualquer divisão, sendo perfeito para decorar espaços pequenos.

Branco com rosa

image

Delicada e feminina, esta combinação de cores é sinónima de refúgio. Juntos, o branco e o rosa criam um ambiente de romantismo e inocência, quase fantasioso… perfeito para um quarto de bebé, de criança ou adolescente, mas também para dar um toque de originalidade a uma casa de banho, escritório ou pequeno nicho.

Branco com bege

image

Uma combinação de cores popular, não é difícil de ver porquê! O branco e o bege foram feitos um para o outro e, embora sejam ambas cores claras, a sua união é tudo menos apagada! Convidativo e aconchegante, o bege aquece de forma suave e discreta, até o espaço mais branco. Uma boa opção ao branco total…

Branco com preto

image

A junção do branco e preto é um clássico da decoração, que nunca sai de moda. Perfeita para qualquer estilo decorativo, esta dupla comanda a divisão onde é aplicada, conferindo-lhe uma personalidade forte e inesquecível. Para modernizar a intemporalidade do black & white, brinque e misture padrões e texturas distintas, para conferir um toque de interesse extra a um espaço branco e preto. Para além disso, permite uma decoração prática e versátil, ou seja, como o branco e o preto podem ser combinados com qualquer outra cor, é muito fácil dar uma lufada de ar fresco ao espaço – introduza alguns apontamentos noutras tonalidades para modificar instantaneamente a decoração.

Branco com azul

image

Como uma brisa fresca e de inspiração náutica, uma decoração elaborada em tons de branco e azul é intemporal e inspiradora. Tranquilo e refrescante, sem ser excessivamente fria, a utilização conjunta das cores azul e branco dão liberdade a um espaço, fazendo-lhe crescer e envolver quem tem o privilégio de por lá passar.

Branco com cinza

image

Se é da opinião que a combinação branco-preto é muito severa, diminua um pouco a intensidade, sem perder o contraste maravilhoso que ambas as cores proporcionam, ao escolher cinza. Uma das cores revelação dos últimos tempos, o cinza já chegou a destronar o preto no que toca à decoração, mas a verdade é que podem coexistir pacificamente. Decorar com branco e cinza é criar ambientes sofisticados e contemporâneos, que não cansam e que podem facilmente ser intensificados com a inclusão de uma terceira cor.

Branco com verde

image

Uma lufada de ar fresco na decoração é o resultado quando se junta branco e verde. Utilizando um verde vivo e intenso ou suave e pastel, a adição do branco cria um espaço orgânico, uma vez que o verde é a cor dominante da natureza. Combinar cores como branco e verde é trazer para dentro de casa um pouco da beleza natural exterior.

Branco com castanho

image

Chique e trendy, o branco e o castanho são outra dupla intemporal que pode ser aplicada a uma enorme variedade de estilos de decoração – do rústico ao contemporâneo, passando pelo clássico e retro, este tom terra reduz a intensidade do branco, sem tirar-lhe o protagonismo por completo. O resultado? Um ambiente simples, confortável e sempre na moda.

Branco com vermelho

image

Se quer dar um toque inesperado de cor num ambiente branco e sereno e não tem medo de ousar, o vermelho é definitivamente a escolha certa. Considerada a cor do amor divino, quando se combina o branco com o vermelho, cor da paixão, o resultado só pode mesmo ser um: apaixonante! O truque é apenas não exagerar nos apontamentos vermelhos – bastam poucos mas bons.

Branco com amarelo

image

Uma das melhores formas de aquecer o branco é com recurso ao amarelo – lado a lado, as duas cores transformam qualquer ambiente num oásis de bem-estar e de conforto. Criando espaço e uma autonomia muito própria, o branco e o amarelo são um dia de Verão numa tarde de Inverno, é só dar largas à imaginação…

Branco com lilás

image

Reservada e elegante ou jovem e trendy, juntar o branco com o lilás proporciona mil e uma opções decorativas – tudo depende do espaço que se pretende criar e da intensidade de lilás que se incorpora no mesmo. Uma junção de cores pouco habitual que resulta sempre: talvez seja esse o segredo do seu sucesso na decoração…

Branco com laranja

image

Bem-disposta e juvenil, é impossível uma decoração assente nos tons branco e laranja não dar nas vistas. No entanto, se adora o visual proporcionado pela combinação entre as duas cores, mas não gosta tanto da sua intensidade, pode recorrer a um laranja mais quente e queimado, que trará ao ambiente branco um certo aconchego, sem apagar por completo a chama decorativa.

sábado, 31 de julho de 2010

Cozinha é a nova sala de estar

0

Dos anos 1970 aos 1990, as cozinhas obedeciam à concepção moderna de espaços privados mínimos. Compactas, acabavam privilegiando o forno de microondas a um fogão sofisticado. Já no início do nosso século, elas começaram a receber status diferenciado na casa e, hoje, as cozinhas se ampliam, derrubam paredes e convidam o dono da casa a confraternizar com os amigos.
“Deixa de ser a cozinha da empregada, uma área de trabalho, para se tornar uma espécie de sala e até se integrar à sala”, diz Jéthero Cardoso de Miranda, coordenador e professor do curso de Design de Interiores da Faculdade Belas Artes de São Paulo.
“Com a cidade mais inóspita, os preços caros, a violência, o trânsito, a falta de lugar para parar o carro e a Lei Seca, as pessoas acabam privilegiando os espaços residenciais”, explica. E como a sala está ocupada pela televisão, a cozinha ganha revestimentos mais nobres, equipamentos de alto luxo e se torna cada vez mais um lugar propício às reuniões.
Tendência em 2008
“Armários mais baixos, que não vão até o teto, pintura auto-brilho para as paredes, uso de cores, e o branco continua”, diz Simone Goltcher, designer de interiores que produziu a cozinha do Casa Cor 2008. “Muito vidro, vidro acidato e argentato (temperados opacado e opacado espelhado), novas articulações para os armários e portas de correr de vidro e emolduradas com alumínio”, acrescenta a arquiteta Vera Gonçalves.
A sofisticação e a praticidade são tendência. No ambiente do Casa Cor, Simone optou, por exemplo, por “gavetas de toque”. Sem puxador, elas funcionam pelo sistema “servo-drive” e podem ser abertas mesmo estando as duas mãos ocupadas. Puxadores embutidos, que evitam esbarrões e são mais discretos, também estão sendo cada vez mais usados, segundo ela.
Para a bancada molhada da pia, é a vez do Corian, um material sintético sem emendas, e, portanto, bastante higiênico, que imita o mármore. Entre a bancada e o armário, Simone ressalta o atual uso do inox, como revestimento de parede.

Bancada feita com o material Corian, bonito e de fácil limpeza

Chega da Itália a aposta na cor amarela para mesa e utensílios. Simone acha difícil que a moda pegue no Brasil, por ser muito ousada, mas algumas marcas já investem nessa linha e também na de eletrodomésticos vermelhos. Pratos de melamina (100%), leves e inquebráveis, também fazem parte dos novos produtos e são tendência mundial.

Eletrodomésticos da marca Oster apostam no vermelho
Estilo
Simples e acertado, o estilo de linhas retas da cozinha italiana ainda é um dos mais utilizados. Mas agora cresce também o número das chamadas cozinhas gourmet. Integrar a cozinha a outro ambiente, que tanto pode ser a sala de jantar quanto qualquer outra área social, abre as possibilidades de utilização do cômodo.
A divisão pode então ser feita com a aplicação de pisos diferentes ou, por exemplo, a instalação de uma ilha. Para quem gosta de cozinhar, esse tipo de bancada, com fogão cook top acompanhado de uma coifa de teto, é uma das principais tendências para a cozinha.
Dicas

Toda cozinha deve ser fácil de limpar, prática e, na medida do possível, ampla. O ideal é usar cores claras nas paredes. Para dar mais charme, pode-se optar por pastilhas no revestimento, que continuam em alta.
Simone Goltcher também aconselha dividir a cozinha em duas partes, uma operacional e outra social. Usando a “técnica do triângulo fogão-pia-geladeira e uma copinha do outro lado”, chega-se a um ambiente agradável e organizado. A técnica serve apenas para cozinhas maiores, assim como a tendência elegante dos armários pretos.
Economias
Para cozinhas menores e uma decoração de baixo custo, prefira uma base branca e neutra. Depois, é só investir em acessórios, cores e portáteis diferentes. “Não tem como errar com esta combinação”, diz a designer de interiores.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Evento Toca do Leão

0

EVENTO TOCA DO LEÃO1

terça-feira, 27 de julho de 2010

Decoração - Flores em vasos

0

As plantas são sinônimo de natureza, do frescor, pureza. Incluí-las na decoração de nosso repouso é essencial. Proporcionam ao cômodo uma sensação de limpeza, que poucos elementos podem se igualar.
Ponha uma planta em sua vida! O verde é a cor da esperança! Lugares perfeitos para colocá-los são a sala e a cozinha, contanto que recebam luz natural, de modo que não murchem e morram.
E as flores, dão um toque especial à sua casa. Com algumas dicas, veja que lindos arranjos você mesma pode fazer e deixar a sua casa mais alegre:

BUQUÊ FRANCÊS
Vaso: 27 cm de altura e 10 cm de boca
Flor: 3 dúzias de rosas
Água: 2/3 do vaso
Duração: de cinco a sete dias
Para fazer este arranjo, corte os caules no tamanho de uma altura e meia do vaso. Tire as folhas da parte do caule que vai ficar submerso para não sujar a água e conserve as que estão próximas às rosas. Ajeite as flores do centro para as bordas do vaso, cruzando os caules. A cada dois dias, troque a água, lavando os caules em água corrente.

ARRANJO INGLÊS
Vaso: 25,5 cm de altura e 12 cm de boca
Flor: 4 dúzias de margaridas
Água: 2/3 do vaso
Duração: sete dias
Corte os caules na diagonal de forma que eles fiquem com o dobro do comprimento do vaso. Retire todas as folhas e disponha as flores no vaso, cruzando os caules em várias alturas. De dois em dois dias, corte 1 centímetro dos caules, lave-os em água corrente e troque a água do vaso.

ORDEM GEOMÉTRICA
Vaso: 25,5 cm de altura e 6,5 cm de boca
Flor: 5 copos-de-leite
Água: metade do vaso
Duração: quatro dias
O formato do vaso deve favorecer a evaporação da água o que garante que os copos-de-leite se mantenham viçosos. Para montar o arranjo, corte os caules na diagonal de forma que fiquem com o dobro da altura do vaso. Disponha no vaso, cruzando os caules, para que formem um desenho e ganhem estabilidade.

SINGELO E ROMÂNTICO
Vaso: 25,5 cm de altura e 6,5 cm de boca
Flor: 30 galhos de
Água: metade do vaso
Duração: sete dias
Corte as pontas do caule na diagonal e retire todas as folhas. Disponha no vaso, formando um leque de altura irregular. A chuva-de-ouro não requer troca de água.

VERDE E ROSA
Vaso: 30 cm de altura e 10 cm de boca
Flor: 1 dúzia de alstroemeria
Água: 1/3 do vaso
Duração: sete dias
Corte os caules para que tenham o dobro da altura do vaso. Retire as folhas da parte em que vai ficar dentro da água. Cruze os caules dentro do vaso para que formem uma copa aberta e arredondada.

REFLEXOS DO SOL
Vaso: 22 cm de altura e 10 cm de boca
Flor: 9 gérberas
Água: 1/3 do vaso
Duração: dez dias
Aproveite a geometria do vaso e componha um arranjo de linhas retas, formando desenhos com os caules. Troque a água a cada dois dias, cortando sempre um centímetro do caule na diagonal.

CAMPESTRE CHIQUE
Vaso: 23,5 cm de altura e 11,5 cm de boca
Flor: 1 dúzia de lisianthus
Água: metade do vaso
Duração: doze dias
Na hora de comprar os lisianthus, escolha os de caules compridos. Para compor o arranjo, corte as pontas dos caules na diagonal, deixando-os com o dobro da altura do vaso. Retire as folhas e arrume os caules cruzando-os dentro do vaso. O arranjo deve ficar em local fresco, longe da luz direta do sol. Quando as flores murcharem, corte-as e espere que os botões abram.

LÍRIOS DO CAMPO
Vaso: 28 cm de altura e 8 cm de boca
Flor: 9 lírios
Água: 1/3 do vaso
Duração: sete dias
Corte os caules na diagonal. Eles devem ficar com o dobro da altura do vaso. Retire o pólen das flores para que não manche roupas e móveis. Disponha os caules cruzados no vaso para formar um leque de altura diferente.

Dica: Para evitar que a água fique com aquele odor específico de podre, após alguns dias, ao colocar a água no vaso adicione umas 3 gotas de água sanitária.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cadeiras e poltronas: um toque a mais na decoração

0

Elas podem apresentar-se com diferentes materiais, cores, formas, tamanhos e texturas. Não importa o modelo escolhido. O fato é que cada vez mais as cadeiras e as poltronas estão transformando-se em peças fundamentais na decoração de qualquer ambiente. Seja no living, na sala de jantar, no home-theater, no canto de leitura e até no quarto, elas ajudam a personalizar o espaço, promovendo charme e conforto.

cadeiras

segunda-feira, 7 de junho de 2010

DECORAÇÃO COM FLORES

1

Certamente já reparou que todas as fotografias de casas que enchem as melhores revistas de decoração têm uma coisa em comum: flores na decoração! A verdade é que um arranjo floral ou um conjunto de flores repartido por meia dúzia de pequenos recipientes pode transformar imediatamente qualquer espaço, dando-lhe vida e cor.

Tipos de flores

Naturais, artificiais, secas, em vidro, seda ou papel (origami), as flores são um elemento decorativo que combinam com qualquer estilo, com qualquer ambiente, contribuindo para o visual final com as suas cores, texturas, disposição e fragrância. Embora todas elas exijam cuidados específicos, nomeadamente de limpeza, no caso das flores artificiais, e manutenção, no caso das flores frescas, a versatilidade de um arranjo floral é ilimitado.

Os melhores recipientes

Embora não haja nada como um tradicional vaso de vidro ou cristal para exibir um belo arranjo floral, atualmente, a decoração com flores torna-se mais criativa e inesperada. Qualquer recipiente de grandes dimensões serve para acomodar um bouquet de flores ou alguns pequenos vasos agrupados para dispor um ou dois botões em cada um. Existem um sem número de recipientes que podem ser utilizados não só para exibir as flores, mas também como peça decorativa: vasos coloridos e/ou com padrões; latas e regadores vintage; jarros em louça; chaleiras antigas; cestos em verga, vime ou bambu; garrafas de vinho ou de outras bebidas; copos e frascos de vidro de todos os tamanhos e cores; tigelas ou outros recipientes baixos que podem ser utilizados para colocar flores a flutuar. Adapte o recipiente a ser utilizado à decoração existente no espaço onde irá colocar as flores.

Cores florais

A decoração com flores também passa pela escolha das cores que melhor combinam com o espaço em questão: para um efeito visual deslumbrante, incorpore a paleta de cores da divisão no arranjo floral. Por outro lado, pode optar por flores todas iguais, de uma só cor ou então uma decoração floral monocromática, ou seja, composta por várias tonalidades da mesma cor. Para fazer das flores decorativas um verdadeiro ponto de interesse numa sala, escolha uma cor que realmente se destaca – por exemplo, numa divisão dominada pelo preto e branco, um jarro de tulipas vermelhas vai sobressair; ou então, equilibre um espaço multicolorido com um arranjo de flores brancas.

Uma estação, uma flor

A decoração com flores torna-se mais fácil, económica e atrativa quando estas são escolhidas em consonância com a época do ano. Embora existam alguns tipos de flores que estão disponíveis o ano inteiro, há outras que não, por isso, na Primavera privilegie as tulipas e os narcisos, optando por uma paleta de cores em tons fortes ou em tons pastéis. Os girassóis e as dálias são flores perfeitas para uma decoração de Verão, de preferência em tonalidades vibrantes, que podem ser complementadas por outros elementos naturais como conchas ou pedras. No Outono, o destaque vai para as flores em tons quentes e aconchegantes como, por exemplo, os crisântemos ou girassóis vermelhos, que podem ser combinados com as coloridas folhas outonais. O amarílis, as camélias e as poinsétias são típicas do Inverno e podem ser exibidas não só com enfeites de Natal, como também com elementos naturais da época, caso do azevinho e das pinhas.

Flores com estilo

A decoração com flores também pode ser feita tendo em conta o estilo decorativo que predomina no espaço ou que é mais apreciado por cada pessoa:
Estilo tradicional/clássico: flores de pétalas grandes e cheias – rosas, crisântemos, lírios, cravos, gladíolos ou antúrios, por exemplo – complementadas por gipsófila, folhagens verdes, solidago ou fruta seca, em vasos de vidro, cristal, prata, bronze ou porcelana.
Estilo contemporâneo: flores exóticas, vistosas e de poucos botões – jarros, strelitzia (ave do paraíso), antúrios, helicônias e orquídeas, com pouca ou nenhuma folhagem verde, para evidenciar exclusivamente a flor – devem ser exibidas em jarros de linhas simples de vidro, metal, aço inox ou pele.
Estilo rústico/country: flores campestres e coloridas – gerberas, tulipas, margaridas, dálias, mil-folhas, rosas selvagens, scabiosas, entre outras – são exibidas, de forma charmosa, em recipientes como cestos, vasos de terracota, pequenos baldes, latas ou regadores.
Estilo romântico: flores suaves e fragrantes em tons pastéis – gardénias, rosas, peónias, frésias e alfazema – são casualmente dispostas em vasos de vidro, cristal ou prata.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

COMO DECORAR A SALA? QUAIS CORES USAR? E OS MÓVEIS?

0

A sala é o local onde costumamos receber visitas, assistir TV e passar a maior parte do tempo na casa. Tem que ser um ambiente intimista, com iluminação calma e cores suaves. Caso decida pintar as paredes com cor diferente de branco, mantenha sempre o teto branco. As molduras de gesso deram vez à teto rebaixado de gesso com valas nos cantos.
Os móveis seguem a mesma regra da decoração dos quartos e outros ambientes: evitar exageros. Sofá, rack, cristaleira, mesa ou poltronas, seja lá o que for, deixe sempre uma boa passagem e faça uma distribuição harmoniosa dos móveis. Quadros e fotografias podem complementar o visual e compor um clima familiar.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

DECORAÇÃO QUARTO DE CASAL

0

O quarto do casal é o comodo e ambiente mais privado do casal, é nele onde ambos esquecem do mundo descançam dormer, namoram é ali onde eles ficam realmente a vontade, longe dos filhos e do mundo.
Para fazer a decoração é necessario ter muita atenção dedicação e carinho no momento de fazer as escolhas para o quarto.
Como o quarto do casal é usado tanto pelo homem quanto pela manhã é muito importante ter muito cuidado e dosar corretamente nas cores e acessórios.
Se o casal tem duvidas quanto as escolhas para a decoração é recomendado que ambos façam visitas em lojas de decoração, confiram em revistas de decoração e sites da internet para que tudo possa ser feito de acordo com os desejos e vontades dos dois.
Os temas para decoração quarto para casal mais usados são os românticos, os minimalistas, os clássicos e contemporâneos.
Lembrando que a escolha da cor das paredes do quarto do casal vai determinar e ser a peça chave da decoração quarto.
Mas o ideal para a decoração é escolher cores que sejam neutras para poder combinar facilmente aos moveis e cortinas usados.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

DECORAÇÃO DE CASAS

0
Você não precisa ser decorador para criar um ambiente bonito, elegante e aconchegante em sua casa. Através da internet e revistas você pode encontrar várias fotos de casas decoradas por dentro.

É algo muito comum encontrar casas decoradas, sem dúvida alguma existem diversas pessoas que se preocupam muito com essa decoração, pois a decoração da casa faz muito diferença, nada mais agradável do que um ambiente aconchegante e charmoso.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ESTILO ORIENTAL

0
O Extremo Oriente vem influenciando a decoração européia há muito tempo. O estilo oriental também está cada vez mais presente na composição de móveis em ambientes brasileiros.
O mobiliário pode ter uma combinação eclética, através de móveis empalhados de estilo chinês, combinados com peças modernas em Bambu e Ratam.
Grande parte do estilo oriental da atualidade, em especial o japonês, é mais sóbrio e despojado.
Móveis baixos como camas, mesas, divisórias de papel corrediças e a multifuncionalidade de alguns móveis, como uma cama que vira sofá, são características do mobiliário oriental japonês, que soluciona a falta de espaço com ambientes e móveis de função dupla.
Este estilo baseia-se no contraste de texturas.Os móveis são monocromáticos e de cores discretas. Os biombos decorados são recursos para se criar este estilo. Os móveis de estilo oriental são baseados mais na forma e textura do que na decoração e cor.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

SAUDADES DO VERÃO

0


Nesses dias de frio costumamos sentir muita saudades do verão, normal e óbvio. Parece que falta uma eternidade para podermos ficar mais à vontade, mais frescos, mais soltos novamente. E essa sensação se reflete nos ambientes de casa. Toda a casa está mais fechada e protegida. Mesmo que tenha sol, as janelas seguram o ar gelado lá fora. Lareiras acesas, cobertores sobre os pés, chocolates quentes, hummmmm. É, nem tudo é ruim no inverno. De qualquer forma é uma boa época para pensar em renovar algum cômodo da sua casa para os dias quentes que virão. Esses exercícios renovam as energias e nos ajudam a oxigenar nossas casas. Mesmo que você more numa cidade super cosmopolita, em alguma daquelas avenidas em que os carros passam voando, bem longe do mar, a sugestão é dar à sua casa ares de casa de praia. Que tal? Ficam aí as dicas, as sugestões. Mudar uma pintura e alguns objetos ou um jogo de cama nem dá tanto trabalho. Mas o efeito final...que delícia de verão. Abuse do branco, das flores tropicais, das topiarias de conchas e dos motivos náuticos. Móveis, objetos e cortinas de fibras tem tudo a ver. Deixe o barulho do mar invadir sua casa e prepare-se para o calor.

TIRANDO ONDA

0
Como você imagina um apartamento no litoral? Barcos em miniatura nas prateleiras, móveis de fibra natural na sala, almofadas com motivos navy sobre o sofá? Nada disso faz parte do décor deste dúplex, que fica bem pertinho do mar, mas longe de uma convencional decoração praiana.
Sobre o aparador espelhado no caminho para o lavabo, bebidas, castiçais e divertidas esculturas para descontrair. Embora não haja surfistas na casa, os adesivos comprados pelo Ebay garantem pranchas com motivos florais e emblemas do esporte na parede.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

REVESTIMENTO DE PAREDE COM CASCAS DE ÁRVORES

0

Uma forma interessante de constrastar o moderno e o rústico. Assoalho e teto em madeira polida, e parede revestida com cascas de árvore – ou com alguma cerâmica que reproduza sua textura. Aconchegante e além de tudo - se for madeira mesmo - ecológico.

VASO DE POLIETILENO

0
Prático e divertido vaso de polietileno para arranjos florais.
Fino como uma folha de papel, colocando água transforma-se em um belo vaso, verdadeiro objeto de decoração, moderno e diferente.
É fabricado a partir de uma composição de camadas de polímeros, principalmente polietileno e poliéster, dentre as quais a estampa é impressa. As camadas são soldadas a quente. Os materiais, aliados ao processo de produção, resultam em um produto fino, porém muito resistente, transparente e brilhante. Sustenta facilmente um buque de flores sem que sua estampa colorida arranhe ou desbote.

Dimensões:

- Largura: 14 cm;
- Altura: 25 cm.

Marca: Vazu

Origem: Israel

AUTOCOLANTE

0
Dê um toque de leveza ao decorar a sala da sua casa, pois de uma forma simples pode dar a uma parede.
Tenha atenção a combinação cromática, entre a parede e o autocolante. Colar apenas em superfícies lisas isentas de gordura ou humidade.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

"A minha inspiração vem do Brasil.... eu adoro o povo... adoro as formas... adoro as cores... o clima tropical... as aves... tudo''
Karim Rashid

TEXTURA NA PAREDE

0

As cores se combinam e formam um conjunto que atinge em cheio o que os moradores do apartamento dúplex, um casal de jovens executivos da área de comunicação, mais queriam: causar impacto em quem usasse o lavabo do pavimento inferior. A começar pelas paredes, que receberam uma textura com tons de marrom, da Terracor. Elas combinam com o piso de mármore Crema Marfil polido, usado para revestir o lavatório, construído com um desenho inspirado nos tanques italianos da idade média. A bica cromada (Deca) foi colocada sobre o espelho, que vai até o teto para dar mais amplitude. Todos os acessórios foram feitos com metal cromado e o raque, que ajuda a organizar toalhas e outros utensílios necessários no espaço, é de vidro e metal.

JARDIM DE INVERNO

0
Cada vez mais organizados, os jardins de inverno trazem um pedaço da natureza para dentro das casas, dando mais vida aos ambientes

O TOQUE ESPECIAL DAS PLANTAS AQUÁTICAS

0

 Não importa o estilo, nem o tamanho do jardim. A presença da água é sempre um elemento que acrescenta vida, movimento e harmonia ao paisagismo. Não é à toa que lagos ornamentais, fontes, cascatas e espelhos d’água são tão valorizados, ainda mais quando acompanhados de vegetação aquática exuberante, como ninfeias, aguapés, vitórias-régias e papiros.
As plantas que crescem no ambiente aquático integram um grupo bastante heterogêneo. As do tipo fixas, como as famosas vitória-régia (Victoria amazônica) e a mítica flor-de-lótus (Nelumbo nucifera), têm raízes fixadas na terra e preferem locais amplos para se desenvolverem, como margens de lagos. As flutuantes, como os aguapés (Eicchornia crassipes), não possuem raízes fixadas em nenhum local e se caracterizam pela multiplicação rápida. Mais aproveitadas por aquaristas do que por paisagistas, as plantas aquáticas submersas, como a erva-de-cabelo (Eleocharis acicularis), se fixam no solo e nunca emergem na água. Por fim, há as aquáticas palustres, como o lírio-do-brejo (Hedychium chrysoleucum), que são típicas de locais encharcados e pantanosos, com folhas flutuantes e raízes submersas.
Como ocorre com tudo o que envolve seres vivos, o sucesso de um jardim aquático depende de alguns cuidados. Em primeiro lugar, é fundamental que as plantas recebam iluminação apropriada e nutrientes na dose certa. Também é importante que estejam fixadas em substrato adequado, no caso das espécies não flutuantes. Além disso, lagos e espelhos d’água devem ser dotados de bombas corretamente dimensionadas para movimentar e oxigenar a água.

LUXO E BOM GOSTO

0
Vasos em cerâmica vietnamita com dasilírios em varanda coberta. Projeto de Marcelo Faisal

ÓTIMO PARA AMBIENTES COM POUCA ILUMINAÇÃO NATURAL

0
A pleomele verde é uma planta que se adapta bem a ambientes que recebem pouca iluminação natural, como era o caso desta sala, mas exige uma rega bem feita. Este vaso de fiberglass com pintura automotiva tem uma gaveta embutida que serve de prato para escoamento da água drenada. Projeto da arquiteta e paisagista Juliana Freitas

EM CONTATO COM A NATUREZA ATÉ NA HORA DO BANHO

0
Com o intuito de propiciar maior ventilação, trazendo luz e natureza ao espaço, a proposta da ALN Arquitetos reduziu o banheiro (10,5m²) para criar um jardim tropical. A antiga janela foi trocada pela esquadria de correr em madeira, material que também recobre a hidromassagem. No piso, porcelanato, e na parede do box, pastilhas. Detalhe: nichos para abrigar produtos de higiene e beleza.

BOM GOSTO EM UM ÓTIMO ESPAÇO

1

Boa distribuição é a palavra chave do projeto da designer Rosita Zylberstajn. Neste banheiro, um casal desfruta o espaço sem bater os cotovelos! Com 22 m², o espaço acomoda as áreas de higiene, banho e beleza, e ainda tem a circulação central. As estrelas: o mármore pigues, a penteadeira e a hidromassagem. Democracia: ducha no boxe e bancada com duas cubas.

COMO NA CULTURA JAPONESA

0

É possível fazer um jardim até mesmo nos menores espaços, e que a princípio parecem pequenos demais para um jardim. Os japoneses já convivem há muito tempo com um grande amor pelo jardim aliado a falta de espaço, o que faz com que demonstrem que não há limites para a inventividade, quando a vontade existe...  Vamos então nos inspirar no belíssimo exemplo daqueles que compartilham conosco do gosto pela natureza e que vivem do outro lado do mundo.
Como as casas japonesas são pequenas, e não existe espaço para grandes jardins como os que ocorrem em áreas publicas, o japonês tem o costume de cuidar de seus jardins em vasos pequenos nos ambientes mais estreitos.
Retratamos aqui  esse tipo de jardim, pois conhecemos apenas os grandes e harmônicos jardins japoneses com fontes, carpas e lanternas, e muitas vezes esquecemos dos pequenos e não menos formosos, jardins caseiros.